Na noite deste Domingo (07/01), o Maranhão foi destaque no programa Fantástico da rede globo, onde o programa repercutiu as fraudes praticadas por varias prefeituras do Maranhão com a educação em tempo integral.
O tribunal de contas do estado do Maranhão, divulgou um relatório, onde indentificou várias fraudes com os números de alunos nas escolas de vários municípios Maranhense. Na cidade de Presidente Dutra, que é administrada pelo prefeito Raimundo Alves Carvalhos (Republicanos), os números divulgados pela Prefeitura foi de 3.795 alunos a mais. Ainda conforme as informações divulgadas pelo TCE, logo após uma investigação, foram encontrados 231 alunos.
O Presidente do Tribunal de Contas do estado Marcelo Tavares, concedeu entrevista ao Fantástico, e afirmou que os desvios de verbas públicas da educação praticada pelas prefeituras do Maranhão, pode chegar em torno de R$ 1,5 bilhões, afetando diretamente a população maranhense com os desvios das verbas públicas.
De acordo com o TCE, as Prefeituras podem ir a julgamento, ter as contas bloqueadas, devolução de dinheiro, multa e até mesmo o gestor ficar inelegível.
Além de Presidente Dutra, outros municípios também praticaram a fraude informando alunos alunos a mais que não existem, os múnicípios são, Turiaçu, São José de Ribamar, Bernardo do Mearim, Raposa e Outros Municípios Maranhense.