Weverton defende aprovação do novo Fundeb com o CAQ.

Weverton defende aprovação do novo Fundeb com o CAQ.
O senador Weverton (PDT-MA) defendeu a renovação e ampliação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com o CAQ (Custo Aluno-Qualidade). O parlamentar ressaltou que uma educação de qualidade precisa ser prioridade para o promover o desenvolvimento do Brasil.
 
“Uma educação pública de qualidade é vital para o desenvolvimento e o progresso de qualquer país. O PDT está trabalhando para a aprovação da PEC com o CAQ, que é um mecanismo que considera as necessidades reais da educação brasileira para, daí, definir o valor a ser investido por aluno na área. O objetivo é garantir um padrão de qualidade em toda a rede pública”, explicou o senador.
 
Weverton ressaltou que a educação é uma das bandeiras do seu mandato. O parlamentar inclusive apresentou um projeto para ampliar o acesso ao Fies (PL 3.025/2020).
 
“Lutamos por uma educação inclusiva e de qualidade para todos! As autoridades precisam dar mais atenção para a área, especialmente no momento atual, pois a pandemia impõe muitos desafios. Infelizmente, o governo ignora a situação e segue fragilizando cada dia mais a educação. Mas nós seguimos, de forma propositiva, trabalhando para estruturá-la”, ressaltou.
 
A proposta de emenda à Constituição PEC 26/2020, que torna o fundo permanente e amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto deve ser votado em Plenário nesta quinta-feira (20).
“O Fundeb é a principal fonte de financiamento da educação básica no Brasil. Nós do PDT, historicamente, sempre fomos a favor de uma educação pública de qualidade. Por isso, defendemos aprovação do Fundeb com o CAQ”, finalizou.
 
Foto: Magno Romero