Fuscas, Opalas, Caravans e outros carros antigos foram estacionados no pátio em frente ao Mosteiro de São Bento, em Olinda, neste sábado (2). O encontro reuniu apaixonados por veículos de décadas passadas, que transformaram o amor em tatuagem e também em esforço para reformar algumas raridades.
Desde criança, a autônoma Sâmela Jordão frequenta eventos como esse, sempre influenciada pelo pai. Há sete anos, comprou o primeiro Fusca e não parou mais. O mais recente é um azul claro, também eternizado em uma tatuagem no ombro.
“Meu pai sempre me levou nesses encontros de carros antigos e me influenciou nesse amor, em especial pelo Fusca. Meu primeiro carro foi um 147”, contou Sâmela.
O motorista de ônibus João Magno se orgulha de ser dono do “último Fusca que funcionou como táxi” no Recife, comprado da família após o dono do veículo falecer. “É mais velho do que eu. O carro é 1976 e eu, de 89. Ele tá mais conservado do que eu”, brincou o motorista.
O aposentado Elvio Santiago conseguiu realizar um sonho de juventude: comprou, financiado, um Karmann Ghia 1967, que era o veículo esportivo da época.
“Era um carro que sempre tive muita vontade de ter. Alguns anos atrás, consegui uma alma boa que fez um bom financiamento e vim ajeitando”, relatou.
Ainda sem conseguir realizar o sonho de um veículo antigo, o coordenador pedagógico Ronaldo Santana aproveitou para “paquerar” os carros. “Vim olhar modelos que ficaram na memória, que a gente continua apreciando. Dá vontade de entrar e sair andando”, disse.
No evento, há inclusive uma ambulância 1990, que está servindo com apoio para a vacinação contra Covid-19. Ela pertence ao militar Diego Jacinto. “Essa Caravan foi um colega meu que me mostrou em uma clínica psiquiatra. Ele sabe que eu sou doido por carros antigos, deu certo”, disse.
Segundo o organizado do encontro, Dayvson Souza, a proposta do encontro era justamente essa: reunir amigos apaixonados pelos veículos históricos, independente de modelo.
“A programação vai até as 22h. Tem DJs, venda de peças antigas, pessoal que vende miniaturas, tudo voltado para o automobilismo”, declaro.