Uma mulher morreu depois de cair no poço do elevador de um prédio no bairro de Parnamirim, área nobre da Zona Norte do Recife. Segundo o Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu na tarde desta terça (26/07).
Ainda segundo os bombeiros, o caso ocorreu no Edifício Portal da Jaqueira, na Rua Virgínia Loreto. A vítima foi identificada como Sandra, de 53 anos. A corporação não repassou o sobrenome dela.
A Informação sobre a morte também foi repassada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os bombeiros disseram que a queda foi do 6º andar do edifício.
De acordo com a corporação, a pessoa que caiu no poço do elevador era empregada doméstica de um dos apartamentos. A vítima trabalhava no local havia 15 anos.
Um morador do prédio que preferiu não ser identificado contou que uma idosa ficou presa 45 por minutos no elevador, nesta terça, e que a empresa chegou, retirou ela e, uma hora depois, o corpo da mulher foi encontrado.
Por meio de nota, os bombeiros informaram que houve o resgate do corpo de uma mulher. Foram acionadas duas viaturas para a retirada do local, de difícil acesso.
Um dos bombeiros, identificado como aspirante Generoso, afirmou que poderia ter ocorrido uma falha no elevador. A mulher poderia ter tentando entrar no equipamento, que não estava no andar.
A corporação informou que o acionamento ocorreu às 16h13. As equipes dos Institutos de Criminalística (IC) e de Medicina Legal (IML) chegaram por volta das 20h para fazer as perícias e retirar o corpo do poço do elevador.
Uma equipe da TV Globo foi até o prédio, mas os responsáveis pelo condomínio não quiseram gravar entrevista.
Outro caso
Em fevereiro de 2020, uma mulher morreu após cair no poço de um elevador, em um prédio no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. De acordo com testemunhas, a vítima, identificada como Jaqueline Almeida, tinha 58 anos.
Ela sofreu o acidente depois de a porta abrir e o elevador não estar no andar. Ela caiu do quinto andar e morreu na hora (veja vídeo acima).
O caso ocorreu no Edifício 12 de Outubro, na rua de mesmo nome. O elevador, segundo as testemunhas, travou entre o quinto e o sexto andares, fazendo com que, quando a porta abrisse, a mulher caísse direto no poço.
Leis
Em Pernambuco, exitem leis que regulamentam o uso de elevadores. Uma delas proíbe que menores de 12 anos andem sozinhos nos equipamentos.
Essa norma foi publicada depois do caso de Miguel Santana, de 5 anos, que pegou um elevador e foi até último andar de um prédio para procurar a mãe, que passeava com a cadela dos ex-patrões.
Em 2 de junho de 2020, o garoto caiu do 9º andar e morreu. Sarí Corte Real, ex-patroa da mãe do menino, era a responsável pelos cuidados dele.
Segundo a perícia, a mulher apertou o botão do elevador e permitiu que ele ficasses só no equipamento antes da queda.
Sarí foi condenada a oito anos e seis meses de prisão por abandono de incapaz que resultou em morte. Ela responde em liberdade.
No Recife, desde 2002, existe uma lei determina a que os edifícios tenham adesivos, em cada andar, informando que a pessoa deve verificar se o elevador chegou, antes de abrir a portas.