Imposto de Renda: Prazo para envio da declaração termina na quarta-feira (31/05).

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Termina na quarta-feira, 31, o prazo para que os contribuintes brasileiros enviem a declaração de Imposto de Renda à Receita Federal. O órgão informou que recebeu, até a amanhã desta segunda-feira (29/05), 33,2 milhões de declarações – a expectativa é que esse número chegue a 39,5 milhões até o final do prazo.

No próximo dia 31, também será paga a primeira rodada de restituição do IR. Neste ano, a digitalização do sistema governamental permite que o brasileiro utilize a versão pré-preenchida do imposto de renda, opção utilizada por 23% dos declarantes até o momento. Esse modelo possibilita o uso de informações disponibilizadas a partir de bancos de dados do governo, mas a Receita alerta que “todas as informações devem ser checadas e validadas pelo contribuinte antes do envio”. A medida evita os riscos de erros e também contra golpes ao sistema financeiro nacional.

A declaração pode ser preenchida e entregue por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.

Um outro serviço inédito oferecido pela Receita é a possibilidade de receber o valor da restituição por meio da chave Pix (desde que a chave seja o CPF do cidadão), garantindo ainda a prioridade no recebimento da restituição a quem preferir a transferência digital, sempre respeitando as prioridades legais, como idosos, professores e pessoas com deficiência. O pagamento das restituições foi dividido em cinco grupos mensais até 29 de setembro, seguindo a ordem de entrega de declarações. 

Confira o calendário:

  • 1º lote da restituição – consulta em 24 de maio e pagamento dia 31.
  • 2º lote – 30 de junho.
  • 3º lote – 31 de julho.
  • 4º lote – 31 de agosto.
  • 5º lote – 29 de setembro.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x