Maranhão: Estudantes que participarão do campeonato de robótica na Alemanha visitam Palácio dos Leões.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O governador Carlos Brandão recebeu estudantes maranhenses que viajarão para a Alemanha para participar do FIRA Robo World Cup, campeonato mundial de robótica. O encontro com os alunos ocorreu na tarde desta segunda-feira (10/07), no Palácio dos Leões, no Centro.

Ao todo, 14 estudantes maranhenses participarão da competição, sendo seis do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), seis dos Centros Educa Mais e dois alunos do Colégio Militar.

“Não tenho dúvida que nós iremos ganhar novamente esse campeonato, assim como ganhamos o campeonato mundial na Coréia do Sul. Estou muito feliz e os nossos meninos estão muito animados e acima de tudo estão capacitados e preparados, de forma que o Maranhão está se destacando na educação. Eu sempre digo: investir na educação é garantir o futuro desses jovens”, afirmou o governador durante a recepção aos estudantes.

O jovem Felipy Cauê de Sousa, de 16 anos, cursa o 3º ano no Centro Educa Mais Dayse Galvão de Sousa e vai participar da competição. Ele falou da expectativa com a proximidade da disputa e o sentimento de gratidão e felicidade com o reconhecimento do trabalho que os levou à competição mundial.

“A expectativa é muito grande pois estaremos representando o Maranhão, os Centros Educa Mais e o Brasil. Queremos trazer uma vitória para o nosso país, um reconhecimento maior e também vamos adquirir mais conhecimento com as outras equipes. Estou muito feliz e agradeço ao Governo do Estado pois essa oportunidade é fruto do esforço, tanto nosso quanto do governo”, comentou.

O estudante Thauã Cristian Rocha, 17 anos, que cursa o 3º ano no IEMA Pleno de Bacabal destacou o orgulho de representar o Maranhão e o Brasil em uma competição mundial.

“Estamos indo para a Alemanha para representar o Maranhão e o Brasil e mostrar todo o investimento que foi feito nessa área da robótica, mostrar que a área educacional do Maranhão está em um nível muito alto. Eu estou muito feliz pelo investimento que foi feito pelo governador Carlos Brandão e agradeço a todo o governo por essa experiência”, disse Thauã Cristian Rocha.

O sentimento de felicidade também foi compartilhado por Johanne de Jesus, 17 anos, que cursa o 3º ano no IEMA Pleno de São Luís – Centro. “Estou muito feliz e é muito gratificante poder representar o meu estado em uma competição mundo afora onde vários alunos de vários países darão o melhor de si e o melhor que cada um desses países têm para proporcionar na educação sobre robótica. Nós vamos competir em várias modalidades e vamos aplicar o nosso conhecimento e mostrar todo o nosso desenvolvimento durante toda essa jornada. Eu gostaria de agradecer ao governador pelo investimento que tem feito na educação e pedir para que essa preocupação com a educação continue”, declarou.

A estudante Isadora Santos, 12 anos, da Unidade Mais Integral Joaquim Amado do município de Apicum-Açu, afirmou que a expectativa é grande com o evento internacional. “A gente sabe que os alunos aqui do Maranhão vão trazer muito orgulho tanto para o Brasil quanto para as escolas que estão representando. E a gente queria agradecer ao governador pois ele foi uma das principais pessoas para termos essa oportunidade”, afirmou.

O prefeito de Apicum-Açu, Zequinha Ribeiro, lembrou que a competição é um incentivo para os estudantes e que a participação deles é um resultado de um esforço conjunto, que inclui a parceria do município com a gestão estadual para a melhoria da educação.

“Estamos aqui para agradecer ao governador por essa oportunidade que a cidade de Apicum-Açu teve. Estamos mandando cinco alunos para a Alemanha e trouxemos uma equipe muito boa para esse momento. Todo mundo está de parabéns: os professores, os gestores e especialmente os nossos alunos e o governador, com os investimentos na educação”, observou.

A visita dos estudantes foi acompanhada pela diretora geral do IEMA, Criciele Muniz, e pelo secretário adjunto de Educação Profissional e Integral da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Delmar Martins. Os gestores destacaram os avanços alcançados no estado a partir dos investimentos realizados pelo Governo do Maranhão.

“O IEMA é uma instituição de grande referência na robótica e teremos a oportunidade de levar seis alunos para participar deste grande evento internacional na Alemanha. O IEMA já tem quatro títulos mundiais e vamos disputar o quinto título mundial trazendo mais essa conquista para o Maranhão. Tudo o que vivenciamos hoje faz parte da materialidade do compromisso que o governador tem com a educação ao fazer investimentos que garantem oportunidade aos estudantes”, frisou Criciele Muniz.

O secretário adjunto Delmar Martins ressaltou que o Maranhão se estabelece como uma referência em investimentos na educação. “O Governo do Maranhão tem feito grandes investimentos na educação pública, inclusive na área de robótica, sendo destaque nacional e agora mundial. Estamos levando os nossos estudantes para disputar esse campeonato na Alemanha mostrando a potencialidade do Maranhão”, observou.

O FIRA Robo World Cup será realizado de 17 a 21 de julho na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x