A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta quinta-feira (18), uma operação para investigar o desvio de recursos destinados à saúde do município de Vitorino Freire, a 325 km de São Luís.
A investigação identificou a atuação de grupos criminosos responsáveis por publicar dados falsos nos sistemas do Ministério da Saúde, visando aumentar os repasses federais consequências de emendas parlamentares, conhecidas como ‘Orçamento Secreto’.
Os policiais federais estiveram nas cidades de São Luís (MA) e Belém (PA), para cumprir dois mandados de busca e apreensão direcionados pela justiça de Bacabal. Um servidor púbico e um empresário estão sendo investigados.
Segundo a PF, a auditoria do CGU/MA constatou que grande parte dos valores das emendas parlamentares foi direcionada a um contrato de fornecimento de mão de obra médica, em possível acordo entre um empresário e o servidor da Secretaria Municipal da Saúde de Vitorino Freire, com intuito de obter para si, vantagem no processo contratual e superfaturamento.
Com a fraude, a capacitação de atendimentos ambulatoriais em Vitorino Freire (MA), alcançou o valor per capita de R$ 1.057,00, enquanto a média nacional, foi de apenas R$ 164,77. Isso já aconteceu no ano de 2021, no qual o município tinha registrado 800.408, de acordo com a PF.
A Justiça Federal também bloqueou bens e valores dos investigados, suspendendo o exercício de função pública do servidor municipal e uma investigação contra um empresário. A Polícia Federal segue investigando o caso.