Bom Lugar e Pastos Bons terão apenas um candidato à prefeitura nas eleições de 2024.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Nas eleições de 2024, no Maranhão, dois municípios terão apenas um candidato na corrida pelo comando da prefeitura: Bom Lugar e Pastos Bons.

Em Bom Lugar, Marlene Miranda é a única candidata a prefeita, pelo União Brasil. Já em Pastos Bons, Enoque Mota, do MDB, é o candidato único à prefeitura.

No Brasil

Ao todo, em todo o Brasil, serão 214 municípios em que há apenas um candidato a prefeito com registro na Justiça Eleitoral para concorrer nas eleições municipais em outubro, segundo um estudo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Segundo a CNM, este é o maior número de candidaturas únicas na disputa municipal desde 2000, quando a confederação iniciou os estudos sobre as eleições.

Pela Lei de Eleições, é eleito para o Executivo municipal “o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos”. Então, na prática, dizem os especialistas em Direito Eleitoral, um candidato nestas condições pode ser eleito com o voto dele mesmo.

De acordo com a CNM, as candidaturas únicas de prefeito em 2020, nas últimas eleições municipais, chegaram a 107.

O aumento do número de candidatos únicos ao comando das prefeituras ocorre em meio à diminuição da quantidade de candidaturas para este cargo em todo o país: em 2020, foram 19.379 postulantes às vagas, nos mais de 5,5 mil municípios do país.

Em 2024, este número chegou a 15.441, uma redução de 20,3%.

Perfil das cidades com um único candidato

As cidades com um único candidato à prefeitura em outubro têm uma média de 6,7 mil habitantes.

Borá — o menor colégio eleitoral do país, com 1.094 eleitores — terá candidato único ao Executivo municipal.

A maior parte dos municípios nesta situação está no Rio Grande do Sul (43). As outras cidades estão em Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).

Quem são os candidatos

Segundo a CNM, o perfil dos candidatos únicos é predominantemente de homens brancos e casados, com idade média de 49 anos.

A maior parte, 64%, pertencem a quatro siglas: MDB, PSD, PP e União Brasil. E estão em busca de reeleição este ano.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x