A partir desta terça-feira (31), a travessia entre Tocantins e Maranhão será retomada por meio de balsas. Inicialmente será permitida a passagem de pedestres, depois o serviço será ampliado para veículos leves e caminhonetes.
A passagem pelo trecho da BR-226, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) foi suspensa no dia 22 de dezembro, após a queda da ponte JK. 11 pessoas tiveram as mortes confirmadas, sendo que nove delas foram retiradas do rio. Outras seis continuam desaparecidas, segundo a última atualização divulgada pela Marinha do Brasil neste domingo (29). Além destas vítimas, um homem foi resgatado com vida.
O governo do Tocantins informou que o serviço será realizado pela empresa de balsas Pipes Navegações e foi definido após articulação entre o governo do Tocantins, governo Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Nas redes sociais, a Pipes confirmou a informação e deu o seguinte cronograma de serviço:
- Terça-feira (31): início das travessias exclusivas para pedestres
- Quinta-feira (2): ampliação das travessias para motos e automóveis
Segundo a empresa, as embarcações adequadas para a travessia de veículos de grande porte estão sendo enviadas e o serviço será liberado assim que todos os processos para instalação forem finalizados.