Papa sofre piora ‘repentina’ após crise de broncoespasmo.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Papa Francisco sofreu nesta sexta-feira (28/02) uma crise “isolada” de broncoespasmo e uma piora “repentina” de sua condição respiratória, mas respondeu “bem” à terapia, informou o Vaticano. Internado há 15 dias devido a uma pneumonia bilateral, o papa permaneu consciente. “O Santo Padre foi rapidamente broncoaspirado e a ventilação mecânica não invasiva foi iniciada, com uma boa resposta à troca de gases”, disse a Santa Sé em um comunicado sobre a crise que ocorreu “no início da tarde”.

Francisco “permaneceu alerta e orientado o tempo todo”, acrescentou o comunicado. Este último boletim médico rompe com a tendência dos informes publicados nos últimos dias, nos quais a Santa Sé dizia que o pontífice estava “melhorando”. Uma fonte do Vaticano disse nesta sexta-feira que Francisco havia saído do estado “crítico”, embora ainda estivesse com prognóstico “reservado”.

O líder espiritual de 1,4 bilhão de católicos no mundo foi internado no hospital Gemelli de Roma no dia 14 de fevereiro por uma bronquite, que evoluiu para uma dupla pneumonia. Mas a preocupação aumentou no último fim de semana, quando Francisco sofreu um forte ataque de asma e precisou até mesmo de uma transfusão de sangue.

Esta internação, a quarta e mais longa desde 2021, aumenta a preocupação pelos problemas que debilitaram a saúde do papa nos últimos anos: operações no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar. O novo problema de saúde também reabriu os questionamentos sobre a capacidade de Francisco desempenhar suas funções, especialmente porque o direito canônico não prevê nenhuma disposição em caso de um problema grave que possa afetar a lucidez do pontífice.

“Força, Santo Padre!”

Desde sua internação no hospital Gemelli, Jorge Bergoglio, que recentemente descartou a ideia de renunciar, tem recebido mensagens de apoio de todo o mundo. O vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, rezou nesta sexta-feira pela saúde do “Santo Padre”, “um grande pastor”, durante um evento católico em Washington.

Após o Obelisco de Buenos Aires no sábado, a imagem do primeiro papa latino-americano foi projetada até mesmo na quinta-feira à noite sobre a icônica estátua do Cristo Redentor, junto com a mensagem “Força, Santo Padre!” em vários idiomas. Em paralelo à maratona de orações na Praça de São Pedro, que nesta sexta-feira serão dirigidas pelo cardeal argentino Víctor Manuel Fernández, o papa, mesmo internado, conseguiu retomar seu trabalho na segunda-feira.

Mas, ao contrário de sua internação em julho de 2021, quando ele pronunciou o tradicional Angelus da janela de seu quarto no hospital Gemelli alguns dias após sua internação, ele ainda não fez nenhuma aparição pública. A incógnita é quando ele aparecerá. Por enquanto, não se sabe se o fará neste domingo, de seu quarto do hospital, após se ausentar dos dois Angelus anteriores.

Francisco já cancelou a audiência programada para sábado para o Jubileu e não participará da missa da Quarta-feira de Cinzas em 5 de março, que será presidida pelo cardeal Angelo de Donatis. As informações indicam que sua hospitalização pode ser prolongada. Segundo o jornal Il Messaggero, “o Vaticano se prepara para administrar uma longa ausência” do sumo pontífice.

Mas em meio ao “ano santo” católico, celebrado a cada 25 anos e que atrai milhões de peregrinos a Roma, muitos fiéis não hesitam em seguir até as imediações do hospital para se aproximarem de seu líder espiritual.

Fonte: Jovem Pan.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x