Estado reforça presença no setor agropecuário: Orleans Brandão na abertura da Expoema 2025.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Na manhã deste domingo (31/08), o secretário de Estado de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão, marcou presença na abertura da 65ª edição da Exposição Agropecuária do Maranhão (Expoema), realizada no Parque Independência, no bairro São Cristóvão, em São Luís/MA. A Expoema, considerada uma das maiores feiras do setor agropecuário do Nordeste, foi oficialmente inaugurada com o apoio do Governo do Estado e organização da Associação dos Criadores do Maranhão (Ascem). O evento, que segue até 7 de setembro, traz uma programação diversificada com exposições de animais, leilões, capacitações técnicas, feira gastronômica e shows de artistas locais e nacionais.

Durante a cerimônia, Orleans Brandão destacou a relevância da feira para o fortalecimento econômico e social do estado: “A Expoema, além de ser um espaço de grandes negócios, é um ambiente para a família. Quero parabenizar o governo pela realização dessa grande exposição, que reúne atrações culturais e nacionais. Reforço, ainda, que, recentemente, na gestão do governador Carlos Brandão, o Maranhão conquistou o título de livre de aftosa sem vacinação, um marco para o nosso estado”.

Além disso, o evento contou com a presença de cerca de 30 órgãos da gestão estadual, que levaram serviços e orientações voltadas ao setor primário — agricultura, pecuária, extrativismo e pesca — além de órgãos como Porto do Itaqui, Investe Maranhão e a Secretaria de Indústria e Comércio.

Segundo a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), a Expoema tem sido uma “vitrine dos avanços da agricultura e pecuária no estado”. Esta edição, em especial, ganha destaque pela nova condição sanitária que amplia oportunidades comerciais para os produtores maranhenses.

Contexto e impacto

A presença de Orleans Brandão na abertura da Expoema reforça o compromisso do governo estadual com o agronegócio e com ações que promovem integração entre poder público, produtores rurais e comunidade. A recente conquista do status de Zona Livre da Febre Aftosa Sem Vacinação representa um salto qualitativo, abrindo novas possibilidades de mercados e fortalecendo a competitividade dos produtos maranhenses.

Ao conjugar lazer, cultura e negócios, a Expoema reafirma seu papel central no calendário agropecuário local, com reflexos positivos na economia, turismo interno e valorização do trabalho rural.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x