Maranhão: Alunos de Sucupira do Norte são classificados para 3ª etapa do Desafio Liga Jovem.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Criatividade e inovação, aliada a uma visão empreendedora, fizeram estudantes de Sucupira do Norte, se classificarem para a etapa estadual da 3ª Edição do Desafio Liga Jovem, uma das maiores competições estudantis de inovação e empreendedorismo do país, promovida pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideais de Futuro.

As duas equipes classificadas foram das escolas Unidade de Educação Básica João Pereira dos Santos, e Centro de Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda, equipes orientadas pela professora Miriane Pereira Teixeira.

Os projetos “Briquete Bio” e “Gás do Campo” foram destaque entre centenas de iniciativas inscritas em todo o Maranhão, representando o potencial transformador da educação empreendedora e o papel dos jovens como protagonistas de soluções sustentáveis para desafios reais da comunidade.

Sustentabilidade no campo – A equipe EcoBri, da Unidade de Ensino Básico João Pereira dos Santos, é formada pelos estudantes do 9º ano, Ingrid Morais, Safira Santos, Thyago Rego, Isadora Aquino e Victor Emanuel. Com o projeto Briquete Bio, eles propõem a fabricação de briquetes ecológicos, uma alternativa sustentável à lenha tradicional.

“Com o nosso projeto queremos mostrar que é possível transformar resíduos em soluções sustentáveis, ajudando o meio ambiente e beneficiando a comunidade local”, explica a estudante Safira Nascimento Santos, integrante da equipe Eco Bri.

Produzidos a partir da biomassa da cana-de-açúcar e de outros resíduos orgânicos, “Briquete Brio”, resolve os problemas dos donos de engenho em Sucupira do Norte que sofrem com a escassez de lenha para operar os alambiques. 

“O projeto traz inovação de produzir essa lenha ecológica, minimizando os custos de produção, ajudando assim a reduzir o desmatamento. Uma alternativa sustentável e econômica para os produtores”, explica a professora Miriane Pereira. 

Energia limpa e acessível – Já a equipe Bio Tech, do Centro de Ensino Dr. Adonias Lucas de Lacerda, formada pelos estudantes Davi Lucas, Carmen Katherine, Isaac Lima, Naiuton Tomaz e Diana Costa, criaram o projeto “Gás do Campo”, que transforma resíduos orgânicos em biogás e biofertilizante. 

 “O nosso maior desafio foi construir um projeto que realmente pudesse ajudar a comunidade. Graças a Deus e a nossa equipe, conseguimos realizar um trabalho esplêndido, por meio de um projeto de inovação. Ver que o nosso projeto foi reconhecido é uma alegria enorme”, celebra o estudante Davi Lucas Aquino Barbosa, do 1º ano do ensino médio

A proposta do “Gás do Campo” é oferecer uma alternativa de energia limpa e barata para famílias da zona rural, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental causado pelo descarte de lixo orgânico.

“Observamos que muitos resíduos nas propriedades rurais poderiam se transformar em energia, ao se explorar a produção de biogás e biofertilizante, a partir do uso de resíduos orgânicos, contribuindo assim para a sustentabilidade e redução de custos. Além disso, o projeto tem como objetivo beneficiar famílias carentes da zona rural do nosso município, que enfrentam dificuldades para comprar gás de cozinha devido aos altos preços e à distância dos centros de abastecimento”, explica a professora Miriane Pereira. 

Etapas – O Desafio Liga Jovem é uma competição nacional que incentiva estudantes de escolas públicas e privadas, do ensino fundamental ao superior, a desenvolverem projetos de impacto social com base em tecnologia e empreendedorismo. 

“Esperamos que o nosso projeto continue evoluindo, cada vez mais e contribuindo para a sustentabilidade dos produtores locais. Acreditamos que esse desafio é uma oportunidade incrível para jovens mostrarem que nossas ideias são criativas e inovadoras, provando que podemos desenvolver projetos que realmente fazem a diferença”, destacou Ingrid Morais da Silva, membro da equipe EcoBri.

As duas equipes seguem agora para a etapa estadual on-line, onde apresentarão seus projetos a uma banca de jurados. O resultado definirá quem avança para a Missão Técnica Nacional, que reunirá os melhores do país em uma capital brasileira voltada à inovação e tecnologia.

“Eu achei sensacional esse desafio do Sebrae. Uma oportunidade única para gente desenvolver habilidades que vão ser úteis para toda a vida, como empreender e trabalhar em equipe, e pensar fora da caixa. O Sebrae ajuda a gente a ver que podemos criar coisas incríveis, mesmo sendo jovens”, afirma o estudante Naiuton Tomaz de Aquino, da equipe Bio Tech. 

As equipes finalistas participam de etapas presenciais, ganham viagens técnicas e podem conquistar prêmios como notebooks, celulares e até missões internacionais.

Orgulho duplo – Para a professora Miriane Pereira Teixeira, ver duas equipes orientadas por ela alcançando a etapa estadual é motivo de grande alegria: “Sinto-me extremamente orgulhosa e satisfeita com o reconhecimento do trabalho realizado. É gratificante ver os alunos sendo valorizados por suas ideias e esforços, afirmou a professora. 

Além de fortalecer competências como criatividade, planejamento e liderança, o programa Desafio Liga Jovem do Sebrae busca tornar os jovens em agentes de mudança.

“Participar deste evento proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar conhecimento teórico na prática, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, criatividade e empreendedorismo. Isso é fundamental para sua formação como cidadãos responsáveis e inovadores”, conclui a professora Miriane Pereira Teixeira. 

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x