
A Polícia Civil do Maranhão deflagrou, nesta quinta-feira (16/10), mais uma etapa da Operação Captura, voltada à repressão de crimes graves na Região do Munim. A ação, coordenada pela Delegacia Regional de Rosário, resultou, até agora, em dez prisões e está sendo realizada de forma simultânea nos municípios de Rosário, Morros e Cachoeira Grande. Alguns dos investigados também foram localizados em São Luís.
Equipes da Força Estadual de Segurança, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e da Ronda Ostensiva Tático Móvel (ROTAM) atuam em conjunto com policiais da Regional de Rosário. Estão sendo cumpridos mandados de prisão contra investigados por tentativa de feminicídio, homicídio, tortura, tráfico de drogas e roubo.
Entre os presos está um homem de 37 anos, capturado em São Luís, na Vila Samara. Ele é acusado de tentar matar a ex-companheira em Rosário, em outubro de 2024. A vítima, de 31 anos à época, foi atingida por nove facadas, que causaram perfurações no rim direito, intestino e pulmão. A mulher sobreviveu após ser submetida a uma cirurgia de emergência e permanecer internada em estado grave.
O agressor chegou a ser espancado por populares logo após o crime e foi levado ao hospital, o que impediu a prisão em flagrante. Ele estava foragido desde novembro de 2024, com mandado de prisão expedido pela 2ª Vara de Rosário. De acordo com as investigações, mesmo em fuga, o suspeito continuava ameaçando a vítima.
Durante a ação que levou à captura do investigado, os policiais também prenderam o sobrinho dele, que não era alvo da operação, mas possuía mandado de prisão por roubo expedido pela 1ª Vara de Brejo, em janeiro deste ano.
Ainda na capital, outras três prisões foram registradas, sendo duas de suspeitos de tráfico de drogas. Eles foram localizados no bairro Santa Bárbara.
Em Rosário, a Polícia Civil efetuou três prisões, entre elas a de um homem investigado por ser mandante de um homicídio.
Armas e entorpecentes também foram apreendidos durante o cumprimento dos mandados.
Em Cachoeira Grande, os alvos são três investigados por tortura. Em Morros, um homem identificado como “Sobrinho”, considerado de alta periculosidade, é suspeito de tráfico. Os policiais seguem em diligências para capturá-los.
“Mapeamos indivíduos envolvidos em crimes graves e, de forma coordenada, conseguimos prender dez deles, entre autores de tortura, tráfico, roubo e tentativa de feminicídio. A Regional de Rosário vai continuar intensificando essas ações para garantir que esses criminosos fiquem atrás das grades”, afirmou o delegado regional de Rosário, Adriano Mendes.
A Operação Captura é uma força-tarefa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão para intensificar o cumprimento de mandados de prisão contra pessoas investigadas por crimes graves. Iniciada no fim de agosto, já prendeu mais de 1.400 alvos da Justiça em pouco mais de um mês.
