
Um incêndio de grandes proporções atingiu, na tarde desta quinta-feira (20/11), a área dos pavilhões internacionais da COP30, localizada na chamada Blue Zone (Zona Azul) — área restrita onde se reúnem ministros e negociadores oficiais dos países. O incidente ocorreu próximo ao Pavilhão do Brasil e obrigou a segurança da ONU a ordenar a retirada imediata das pessoas que estavam no local.
De acordo com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que estava presente na Zona Azul no momento do ocorrido, o fogo foi controlado por volta das 14h30 e não há registro de feridos. Como medida de segurança, a energia elétrica foi cortada em parte da estrutura e agentes da ONU formaram um cordão de isolamento para impedir o retorno de participantes ao interior do pavilhão.
Em entrevista, Reginaldo Santos, técnico de som que trabalhava no estande da Noruega, relatou os momentos de tensão. O pânico começou durante uma palestra que ocorria no local. “A gente só viu a correria, todo mundo correndo, e aí alguém gritou: ‘É fogo, é fogo, é fogo’. O pessoal já veio escoltando para evacuar”, descreveu.
Ao perceber a gravidade da situação, Reginaldo decidiu auxiliar no combate inicial às chamas. “Na minha sala tinha um estojo de incêndio e na sala da frente também. O pessoal estava pedindo para levar quem pudesse. Minha reação de imediato foi pegar e levar lá para o pessoal ajudar”, explicou o técnico.
Santos permaneceu na área afetada auxiliando os bombeiros na triagem dos equipamentos. “Fiquei dando uma força porque tinha muito extintor jogado no chão e a gente não sabia qual estava vazio e qual estava cheio. Eu via qual estava funcionando e dava para o bombeiro”, detalhou.
Segundo o governador do Pará, Helder Barbalho, o corpo de bombeiros do Estado já está trabalhando no rescaldo do incêndio. Segundo o ONU, o chefe do corpo dos bombeiros pediu para que seja evacuada toda a área atingida para ocorrer pericia no local para verificar as condições de segurança e às 16h da tarde haverá divulgação de novas informações sobre o incêndio.
Possível causa
Segundo o relato do técnico, o foco do incêndio teria começado no estande da África do Sul, possivelmente devido a uma falha elétrica. “A gente acredita que tenha sido curto-circuito, a gente viu muito pipoco de fio. O fogo ficou pelo chão mesmo, graças a Deus não subiu para a lona”, afirmou Reginaldo. “Não teve ninguém ferido, graças a Deus”, completou.
O ministro Celso Sabino disse que possivelmente o que pode ter causado um por celular carregando, mas que a certeza para a causa só será dada após a perícia técnica.
Veja as notas da COP30
Em comunicado, a organização do evento confirmou o controle da situação:
“A organização da COP30 informa que o incêndio ocorrido na região de pavilhões da Blue Zone está controlado e não deixou feridos. As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”.
Segundo também a organização, a chamada Blue Zone (Zona Azul), que fica sob administração da ONU, ou seja, internacional, agora volta ao controle do Brasil:
“O chefe dos bombeiros do país anfitrião ordenou a evacuação de todo o local. O Corpo de Bombeiros realizará verificações de segurança completas e deverá fornecer uma atualização às 16h.
Informamos que as instalações agora estão sob a autoridade do país anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul.”




















