
O Governo do Maranhão avançou mais uma vez na agenda de fortalecimento da segurança pública. Nessa quinta-feira (04/12), o governador Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e participou da formatura de 275 novos policiais militares.
A solenidade ocorreu no Comando Geral da PMMA, no Calhau, e marcou o encerramento do Curso de Nivelamento Técnico-Profissional (CNTP). A cerimônia foi conduzida pelo governador Carlos Brandão, ao lado do secretário de Segurança Pública, patrono da turma, Maurício Martins, e do comandante da Polícia Militar, coronel Wallace Amorim.
“Quando assumimos o governo, identificamos que havia 1.600 policiais aprovados no concurso. Viemos convocando todos e, hoje, chamamos a última turma, com 275 policiais. Além disso, anunciamos que vamos abrir novos concursos em 2026 para mais policiais militares, civis, investigadores e Corpo de Bombeiros”, anunciou o governador.

Os novos policiais integram o grupo de 300 candidatos convocados e nomeados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (Sead), para reforçar o quadro da Polícia Militar, zerando o cadastro de reserva do último concurso da corporação. Desse total, 275 tomaram posse e concluíram o curso de formação.
“É com muita satisfação que concluímos com êxito o nosso curso de formação. Foi um processo difícil e extenso, mas formamos 275 policiais, número de grande importância para a segurança pública do Maranhão. É uma honra, e agradecemos muito ao governador”, declarou a soldado Luiza Galiza.
No período da tarde, Carlos Brandão vistoriou as obras de reforma e ampliação da sede da Secretaria de Segurança Pública e assinou a ordem de serviço para a pavimentação da segunda etapa do estacionamento interno do órgão. As intervenções estão sendo executadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e pela Secretaria de Estado de Governo (Segov). O complexo abriga a sede administrativa, a Inteligência, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), a Força Estadual de Segurança, a Perícia Oficial e as corregedorias. Já foram concluídos o novo auditório, o estacionamento principal e a pavimentação do espaço.
“Viemos à sede da Secretaria de Segurança inaugurar o prédio completamente reformado, auditório, estacionamento, Ciops, e aproveitar para entregar novos equipamentos, como drones, computadores, coletes à prova de bala e viaturas. Realizamos a solenidade aqui justamente pela importância que essa estrutura tem para a segurança do nosso estado”, afirmou o governador.
Também está em andamento a ampliação do setor de videomonitoramento. O projeto original foi reformulado, dobrando o número de câmeras de 200 para 400 e fortalecendo as ações de vigilância e resposta rápida em todo o estado. O Governo do Estado também entregou novas viaturas, drones, computadores e coletes balísticos, em um investimento de aproximadamente R$ 4 milhões.
“A segurança pública hoje se divide em dois momentos: antes e depois do governador Carlos Brandão. É um gestor comprometido com o Maranhão e com a proteção da sociedade. Ele tem realizado, ao longo dos anos, investimentos fortes e técnicos, cobrando resultados das polícias. São 250 prédios da segurança pública reformados de uma só vez, algo inédito no Brasil; mais de 800 viaturas entre carros e motos; e todos os instrumentos necessários para o bom desempenho da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.
A perita-geral do Estado, Anne Kelly, destacou a importância dos investimentos para o trabalho da perícia estadual. “Hoje alcançamos um marco histórico na segurança pública, com a presença do governador e os diversos investimentos em tecnologia e informação. Entre 2020 e 2025, o crescimento da perícia em termos de equipamentos foi exponencial. Tivemos várias aquisições e ainda entregaremos R$ 10 milhões em equipamentos até o fim de dezembro. Esses avanços são imprescindíveis para o sistema de segurança pública”, afirmou.





















