Governo do Maranhão prepara inauguração sistema de dessalinização de água em Caxias.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), inaugurará na próxima terça-feira (20/01), o Sistema Simplificado de Dessalinização de Água na Comunidade Fortaleza, no município de Caxias. A iniciativa integra o Programa Água Doce (PAD), voltado à garantia de acesso à água de qualidade para consumo humano no semiárido brasileiro.

O Programa Água Doce tem como objetivo estabelecer uma política pública permanente de acesso à água potável, por meio do aproveitamento sustentável das águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão dos sistemas de dessalinização, considerando a presença de sais nas águas subterrâneas da região semiárida.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, a inauguração representa um avanço significativo para as comunidades rurais do município. “Esse sistema garante dignidade, saúde e qualidade de vida para as famílias da Comunidade Fortaleza e das comunidades vizinhas. O acesso à água de qualidade é um direito básico, e o Governo do Maranhão tem trabalhado para assegurar esse direito às populações do campo”, destacou o secretário.

O PAD busca ampliar a oferta de água de boa qualidade para o consumo humano, utilizando critérios técnicos para identificar as regiões mais críticas do semiárido brasileiro. Entre esses critérios está o Índice de Condições de Acesso à Água (ICAA), que orienta de forma objetiva a seleção dos municípios e comunidades beneficiadas.

Caxias é um dos quatro municípios do Maranhão contemplados pelo Programa Água Doce. No município, o sistema beneficiará diretamente a Comunidade Fortaleza e, de forma indireta, as comunidades Nova Vida, Bom Princípio, Canto Alegre, Belo Doce e Jenipapeiro, além da Unidade Escolar Municipal São Gonçalo e duas igrejas.

O Sistema de Dessalinização de Água implantado em Caxias contou com investimento de mais de R$ 270 mil reais, beneficiando 132 famílias e aproximadamente 396 pessoas, reforçando o compromisso do Governo do Maranhão com a segurança hídrica e o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x