Foi preso, na tarde deste sábado (24/06), Edgar Costa, suspeito de matar com um tiro na cabeça o agente de trânsito, Wiryland de Oliveira, de 40 anos, na capital São Luís. O crime aconteceu na manhã do sábado (24).
A prisão aconteceu no bairro Vila Piçarreira, em São José de Ribamar, cidade na Região Metropolitana de São Luís, por agentes da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) e da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC).
Edgar Costa foi levado para a sede da SHPP, em São Luís, onde vai prestar depoimento sobre o caso. Com o suspeito, a polícia apreendeu a arma utilizada no crime, um revolver calibre 38, que estava enterrado em um terreno na casa de um parente do suspeito. Após atirar no agente de trânsito Wiryland de Oliveira, o suspeito fugiu do local do crime de moto táxi. A Polícia Civil investiga o caso.
Ele é suspeito de ter atirado contra o agente de trânsito Wiryland de Oliveira durante a remoção de um veículo que ele dirigia e estava estacionado irregularmente na Avenida São Marçal, no bairro João Paulo, na capital maranhense.
De acordo com a Policia Militar, três agentes de trânsito, dentre eles Wiryland de Oliveira, estavam trabalhando, quando identificaram que havia um veículo estacionado em local proibido. Os agentes procuraram o proprietário do veículo e não acharam.
Diante disso, os agentes chamaram o guincho e, quando o veículo estava para ser removido, o dono do carro apareceu e travou uma breve discussão com os agentes de trânsito. Depois de, supostamente se acalmar, o condutor saiu do local e voltou em seguida com uma arma de fogo e matou o agente com um tiro na cabeça. Além disso, o homem ainda correu atrás de uma outra agente que estava no local, para atirar nela também, mas ela conseguiu fugir e se esconder em uma loja.
Segundo um sargento do 9º BPM-MA, que foi ao local após o crime, fazer os levantamentos iniciais, Wiryland de Oliveira foi morto pelas costas. Por meio das redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), lamentou a morte e disse que se trata de um crime inaceitável.
“É inaceitável a morte do agente Wiryland de Oliveira, no exercício de suas funções, hoje, no bairro do João Paulo. Lamento profundamente o ocorrido e informo que as forças de segurança estaduais e municipais já foram acionadas para que os culpados sejam encontrados e punidos. Minha solidariedade ao agente Wiryland. Que Deus conforte a todos neste momento de profunda dor”, declarou Braide.
A SMTT também divulgou nota de pesar e lamentou a morte do agente de trânsito.
“A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que já acionou as forças de segurança estadual e municipal para que sejam tomadas as devidas providências acerca do ocorrido com o agente de trânsito Wiryland de Oliveira, 40 anos, morto brutalmente no exercício de suas atividades neste sábado (24), no João Paulo. A SMTT se solidariza com a família e colegas de profissão do agente Wiryland e reitera que não medirá esforços para que os culpados desse crime sejam devidamente punidos”, destaca a nota.