Os preparativos para a tradicional Festa de São Marçal, que marca o encontro de grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca, já começaram na manhã desta quinta-feira (29/06), na avenida que leva o nome do santo, no bairro João Paulo, em São Luís.
Segundo Carlos André, coordenador geral do evento, a Festa de São Marçal começará às 7h desta sexta-feira (30), com encerramento marcado para às 23h. O grupo de bumba meu boi que fará a abertura do desfile será o Sítio do Apicum.
“Os bois vão chegando durante a madrugada e estacionando os carros de som próximo a rotatória. Quando foi a partir de 7h da manhã, que é a hora que a gente combinou com o Governo do Estado para fazer a ligação do som, começam os desfiles. Às 23h a gente encerra a pedido da Polícia Militar. Pelo que nós acertamos, o primeiro boi que vai fazer a abertura vai ser o Sítio do Apicum, às 7h em ponto, e a partir daí os outros bois vão fazendo o seu desfile”, explicou Carlos André em entrevista ao Bom Dia Mirante.
Dos 25 grupos de bumba meu boi de sotaque de matraca de São Luís, 22 confirmaram presença no evento, segundo o coordenador geral do evento. A estrutura do palco já está sendo montada, e os brincantes vão se distribuir ao longo da Avenida São Marçal.
“Teremos um espaço exclusivo para idosos e o palco principal. Quando chegar o trio elétrico ou carro de som, o cantador desce e vem pra cá [palco] para fazer o restante da festa”, disse Carlos André.
Alterações no trânsito
Nesta quinta-feira (29), a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) vai realizar intervenções de trânsito durante a Festa de São Marçal, que será realizada na sexta (30), na Praça São Marçal, no bairro João Paulo, em São Luís.
Segundo a SMTT, as intervenções começam a partir das 22h desta quinta e seguem até às 23h59 da sexta-feira, com o uso de cavaletes, condões, cones ou similares, com apoio e orientação dos agentes de trânsito, em locais estratégicos.
As ações vão incluir as avenidas e locais de referência:
- Avenidas São Marçal (próximo à Feira do João Paulo)
- Getúlio Vargas (próximo ao Curso Wellington)
- Kennedy (próximo ao Colégio Gonçalves Dias)
As interdições incluem também as ruas transversais dessas avenidas e vão ocorrer da seguinte forma:
- Para condutores que se deslocam no sentido Bairro-Centro, pela Avenida São Marçal, a SMTT informa que o trânsito será desviado acessando o bairro Jordoa, pela Rua Frei Caneca, acessando à Rua 05 de Janeiro, até o Elevado Alcione Nazaré, seguindo pela Avenida dos Franceses, com destino ao Centro da cidade.
- Já para condutores que seguem no sentido Centro-Bairro, pela Avenida Kennedy, o fluxo será desviado para a Rua Armando Vieira da Silva (em frente ao Colégio Gonçalves Dias), seguindo em direção à Avenida Getúlio Vargas, onde haverá interdição, próximo ao Curso Wellington. Sendo assim, os condutores deverão trafegar pela Avenida dos Franceses.
Acessos
Veículos militares, de bombeiros, polícia, serviços públicos essenciais e ambulância, terão acesso livre, mas precisam atender às orientações dos agentes. A mesma recomendação vale para moradores da área interditada, que serão devidamente identificados.
Já os veículos de carga e descarga, o acesso aos locais interditados, será permitido até às 22h desta quinta-feira (29), normalizando a partir do final do evento.
Os ônibus do Sistema de Transporte Coletivo de São Luís, que circulam pelo João Paulo, terão os itinerários modificados de acordo com os desvios programados, até o fim das festividades na Avenida São Marçal.