A cerimônia de certificação do Selo UNICEF – 2021-2024 para os 129 municípios que mais avançaram em políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes no Maranhão foi um verdadeiro espetáculo. Cerca de 700 pessoas, entre prefeitos, articuladores e mobilizadores do Selo UNICEF, adolescentes, conselheiros de direitos e representantes de outras entidades e poderes públicos, reuniram-se para a celebração no Teatro Arthur Azevedo, na capital São Luís, na noite desta última quinta-feira (14/11). Entre os prefeitos ganhadores do selo, esteve presente no evento, o prefeito Kleber Andrade ‘Tratorzão’, que recebeu pela terceira vez o prêmio para o município, consolidando-se como o município maranhense que mais vezes conquistou esse reconhecimento.
A premiação reflete o compromisso contínuo da gestão municipal em implementar políticas públicas voltadas para a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, garantindo avanços em áreas como saúde, educação e assistência social. O prefeito destacou que essa conquista é fruto de um trabalho coletivo e reafirmou o compromisso de sua gestão em continuar investindo no futuro das novas gerações.
“Conquistamos pela terceira vez o Selo UNICEF, e essa conquista é fruto de um trabalho coletivo, de muito esfoço e dedicação e compromisso da nossa gestão”, disse o prefeito Kleber Tratorzão.
O Selo UNICEF é uma iniciativa para fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes. Ao aderir ao Selo UNICEF de forma voluntária, os municípios assumem o compromisso de manter a agenda de políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, refletida no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O sucesso do Selo UNICEF é fruto da parceria entre UNICEF e governos estaduais e municipais por meio de atuação integrada e intersetorial.
A edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados, dos quais 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.