A noite deste terça – feira (21), foi bastante violenta Região Metropolitana de São Luís. As ocorrências que resultaram com dois homicídios e mais de três tentativas de homicídios, foram registrados em São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por volta das 20h45 cerca de cinco homens encapuzados e fortemente armados invadiram uma casa no bairro Terra Livre (Ribamar) que também funciona como um bar e executaram Ednaldo da C. Abreu Rodrigues (38 anos).
A vítima foi surpreendida pelos criminosos que o abordaram e começaram a atirar. Ele tentou escapar entrando em um dos cômodos do imóvel, mas acabou sendo morto. O filho de Ednaldo Rodrigues, identificado como Alexandre Rodrigues (16 anos), também foi baleado na cabeça. Alexandre, segue internado no hospital e Ednaldo Rodrigues foi morto.
O adolescente foi socorrido e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória em seguida transferido para o Hospital Djalma Marques, o Socorrão 1, no Centro de São Luís. O estado de saúde do jovem não foi informado.
Pouco tempo mais tarde, às 21h20, um adolescente de 16 anos, identificado pelas iniciais N. K. S. C., foi executado a tiros na Vila São José 1, (Paço do Lumiar). A vítima estava com outro rapaz em uma moto, quando nas proximidades do Cemitério da Maioba, foram interceptados por indivíduos em um veículo branco, que efetuaram disparos contra a dupla.
O adolescente foi alvejado, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. O piloto de 21 anos conseguiu escapar sem ferimentos. De acordo com a Polícia Civil, o sobrevivente tem passagens por roubo e tráfico de drogas. Suspeita-se que a dupla estaria cometendo delitos na região, porém o caso segue sendo investigado pela Delegacia do Maiobão para onde o suspeito foi conduzido para prestar esclarecimentos. Após os procedimentos, o corpo do adolescente te foi removido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).
Também, durante a noite de terça (21), foram registradas tentativas de homicídio. No bairro Parque Jair, por volta das 23h00 uma pessoa deu entrada no Hospital de Urgência e Emergência Dr. Clementino Moura, o Socorrão 2, após ser baleada. Segundo a PC-MA, houve registro de cerca de oito tiros no bairro.
No bairro Matões um casal foi baleado quando passava pela praça local. De acordo com informações de testemunhas, indivíduos de moto fizeram os disparos. O homem que estava completando 27 anos foi baleado no braço e a mulher de 25 anos, alvejada de raspão.
Na Vila Tamer, também em São José de Ribamar, um adolescente de 14 anos foi alvejado por tiro no abdômen. A vítima estava em frente de sua casa quando foi baleado. Os autores do crime são desconhecidos.
No bairro Paranã, em Paço do Lumiar, três homens de motocicleta tentaram executar um homem que não teve a identidade revelada, um tiro acertou a perna da vítima, que segundo informações tinha sido autuado por porte ilegal de arma de fogo e ameaça. O homem foi socorrido e levado para a UPA do bairro Maiobão e depois transferido para o Socorrão 2.
No caso das vítimas de tentativa de homicídio, não foi informado o estado de saúde. A Polícia Civil, por intermédio da Superintendência de Homicídio e Proteção à Pessoa (SHPP) já está investigando os casos. A SSP-MA até o fechamento da reportagem não se manifestou sobre as ocorrências.