Maranhão: Caxias celebra nova edição do projeto Casamentos Comunitários.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Comarca de Caxias foi palco de mais uma edição do projeto Casamentos Comunitários, marcada pela emoção, alegria e forte sentimento de participação social, com a oficialização da união de 40 casais. A cerimônia, realizada na última terça-feira (02/12), no Salão do Júri do Fórum Desembargador Arthur Almada Lima, contribuiu para o fortalecimento da segurança jurídica e para a promoção da cidadania dos noivos e noivas caxienses.

Entre casais, convidados e autoridades locais, o evento reuniu mais de 150 pessoas, reforçando seu alcance social e refletindo o somatório de esforços em torno do projeto, que foi presidido pelo juiz titular da 3ª Vara Cível e Diretor do Fórum da Comarca de Caxias, Antônio Manoel Araújo Velôzo.

Apesar de ser uma cerimônia coletiva, os atos de casamento foram realizados de forma individual, obedecendo ao rito matrimonial. O momento contou ainda com arranjo musical para a entrada das noivas, gesto singelo que contribuiu para a criação de um ambiente ainda mais emocionante.

Ao longo de 2025, a comarca de Caxias realizou cinco edições do projeto, somando 206 uniões oficializadas, com celebrações que ocorreram em locais variados. Em 25 de março, na Assembleia de Deus do município de Caxias, reuniu 50 casais, e em 30 de outubro, em Aldeias Altas (Termo Judiciário de Caxias), a edição do projeto contemplou 36 casais. Já as cerimônias realizadas no Salão do Júri do Fórum Desembargador Arthur Almada Lima foram promovidas em outros três momentos, em 17 de junho, 22 de outubro e em 2 de dezembro, contabilizando a união civil de 40 casais em cada celebração. 

A realização de cinco edições ao longo do ano no município, com  a  formalização da união de 206 casais, comprova a efetividade, continuidade e alcance social do projeto. A descentralização dos locais dos eventos ampliou o acesso da população local, especialmente de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica. 

RELEVÂNCIA DO PROJETO ;

Criado em 1998, o projeto Casamentos Comunitários alcançou grande importância e dimensão social, sendo considerado uma das mais importantes iniciativas de caráter social do Judiciário maranhense. Em 27 anos de realização, mais de 130 mil pessoas foram beneficiadas pelo projeto.

O casamento é um instituto que contribui para consolidar a família como núcleo básico de acolhida, convívio, autonomia e protagonismo social, promovendo sua defesa como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade. Além disso, a oficialização civil da união promove os direitos humanos, a proteção e a garantia dos direitos civis da família.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x