O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à Presidência da República, e o candidato a vice na chapa, Geraldo Alckmin (PSB), se encontraram com representantes da cultura de Pernambuco, nesta quinta-feira (21/07), no Recife. O evento ocorreu no Teatro do Parque, no bairro da Boa Vista, Centro da cidade.
Também nesta quinta, o PT formalizou, em convenção realizada em São Paulo, a candidatura de Lula à Presidência da República, sem a presença do político.
O evento no Recife, restrito a convidados, ocorre um dia após ele cumprir agenda no interior, onde visitou uma réplica da casa em que nasceu, em Garanhuns, no Agreste. Participaram do encontro na capital pessoas ligadas ao ciclo cultural de Pernambuco.
Durante o evento, o candidato do PT à Presidência da República dançou frevo junto a passistas e, durante discurso em seguida, ressaltou a importância da cultura, prometendo recriar o Ministério da Cultura, caso seja eleito.
“Além de recriar o Ministério da Cultura, quero criar comitês de cultura estaduais para que não haja monopólico da cultura do centro-sul sobre o restante da cultura do país. O ministério que vai cuidar da cultura vai ter que construir junto com os 27 estados grupos de cultura”, declarou o candidato.
Mais cedo, antes de Lula discursar, o poeta popular Antônio Marinho recitou um soneto e disse que, em tom bem-humorado, que se ele fosse vice-presidente, seria o “melhor chuchu do mundo”. “nós não esqueceremos os produtores de chuchu”, declarou Alckmin.
O evento no Recife terminou por volta das 14h. Lula ainda teve agenda no final do dia no Classic Hall, em Olinda, onde participa de um ato público.