A Polícia Federal (PF) deflagrou entre os dias 26 de julho e 4 de agosto, a operação batizada “Fusarium”, que teve como objetivo reduzir a produção e oferta de maconha no Maranhão, desarticular a comercialização de drogas na região, identificar os envolvidos e individualizar condutas ilegal.
Foram destruídas aproximadamente 95 mil pés de maconha, 11.580 mudas e 9 mil sementes nas terras indígenas do Alto Turiaçu, Alto Rio Guamá e em Terras da União, que ficam localizadas em regiões próximas aos municípios de Centro do Guilherme e Centro Novo. Também foi apreendida pela Polícia Federal, 478 kg da droga pronta para consumo.
Segundo a Polícia Federal, a ação ocorreu também na região do nordeste brasileiro, nos estados de Pernambuco e Bahia, e ainda fora do território nacional, no Paraguai.
Ainda segundo informações da PF, a ação contou a participação de 75 agentes e o apoio de três helicópteros, sendo dois da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal (Caop) e um do Ibama.
A operação “Fusarium”, foi realizada em conjunto com servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) e militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Maranhão (CBM-MA).