Um ônibus da empresa Vera Cruz, que fazia a linha Recife/Porto de Galinhas, foi incendiado na noite da ultima sexta-feira (18/03), em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco. A Polícia Militar (PM) informou, por meio de nota, que os moradores da comunidade Salinas, por volta das 19h, interditaram, em protesto, a rodovia PE-09.
Imagens que circularam em grupos de WhatsApp, mostram um engarrafamento na rodovia por causa do protesto. Em uma das gravações, uma testemunha contou que criminosos mandaram o motorista e os passageiros do ônibus descerem do veículo antes de atearem fogo ao coletivo. A Vera Cruz informou que três homens armados ordenaram que o coletivo fosse esvaziado e atearam fogo ao veículo em “uma ação criminosa”. “O motorista do ônibus, agredido durante a ação, foi encaminhado para um hospital em Nossa Senhora do Ó”, disse a empresa, em nota. Como o nome do condutor do coletivo não foi divulgado, não foi possível ter acesso ao estado de saúde dele.
Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o ônibus foi incendiado durante a manifestação, que ocorreu próximo ao centro de Porto de Galinhas. Já a PM declarou que o incêndio ao coletivo ocorreu longe do protesto e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Ainda segundo os militares, não houve detidos na ocasião.
Os bombeiros informaram que o fogo foi apagado e a via foi liberada por volta das 21h. A corporação não soube informar se houve feridos no incêndio.
Uma testemunha que preferiu não se identificar relatou que o protesto foi realizado contra uma abordagem recente dos policiais militares na área, que resultou na morte de dois moradores da comunidade Salinas, além de prisões e apreensão de drogas e armas.
Por meio de nota, a Polícia Militar disse que essa abordagem que motivou a manifestação aconteceu na quinta-feira (17), quando “indivíduos atiraram contra policiais militares em incursões, que revidaram a injusta agressão”. A PM contou que um dos suspeitos conseguiu fugir e outros dois foram baleados e socorridos para o Hospital Carozita Brito, mas não resistiram aos ferimentos.
Entre os materiais apreendidos na ocasião, estão drogas como cocaína, crack, maconha e skunk, além de dois revólveres, com seis munições intactas e três deflagradas, e três celulares. Segundo a PM, o caso foi registrado no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), no Recife, e também na Delegacia de Polícia Judiciária Militar.
Em nota, a Polícia Civil declarou que não localizou registros do caso no sistema da corporação. Procurada, a prefeitura de Ipojuca preferiu não se pronunciar sobre a ocorrência.
O Grande Recife Consórcio de Transporte disse que orientou “a reposição usando a frota reserva da operadora, o que já foi providenciado pela empresa de ônibus e a operação segue normal neste final de semana”.
A Vera Cruz declarou que “vai colaborar com as investigações e espera que as devidas providências sejam tomadas para que ações como essas não se repitam”.