O mutirão de vacinação contra a Covid no Centro de Dermatologia, na cidade de Juazeiro do Norte/CE, teve confusão e intervenção de guardas municipais armados, nesta quinta-feira (17/11). O tumulto começou em uma fila e terminou com uma discussão entre parte dos populares e uma equipe da Guarda Municipal, acionada para conter as pessoas.
Um vídeo gravado por testemunhas mostram um homem detido pelos agentes. Enquanto isso, pessoas protestam e discutem com os outros guardas.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Juazeiro do Norte (Sesp ), a Guarda Civil Metropolitana foi acionada para conter um tumulto que estava sendo provocado por um homem que queria tomar a frente das demais pessoas que aguardavam na fila vacinação.
“De acordo com relados da própria população, o envolvido deixou a fila e, ao retornar, queria passar à frente das pessoas que já estavam aguardando. Ao ser impedido, ele causou tumulto com palavras de baixo calão dirigidas aos servidores, sendo necessária a intervenção da Guarda Metropolitana”, informou a Sesp.
Conforme o órgão, a ação foi desenvolvida dentro dos parâmetros de segurança, com equipamentos não letais e com negociação. Ainda conforme a Secretaria, as imagens divulgadas em redes sociais mostram “apenas um recorte descontextualizado de todo um trabalho de contenção que foi desenvolvido pelos agentes da Guarda”.
“Após a interferência dos agentes, todos os ânimos foram contidos. As pessoas foram devidamente imunizadas, inclusive o provocador do incidente, sem mais transtornos”, disse a pasta.