Integrantes do MST invadem 2 fazendas na região da Chapada Diamantina/BA.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), invadiram 2 fazendas na região da Chapada Diamantina, na Bahia. Segundo informações do MST, as famílias alegam que as fazendas são improdutivas.

As ações tiveram início no ultimo sábado (12/11), com a invasão da Fazenda Gentil, no município de Maracás. No domingo (13/11), o grupo invadiu a Fazenda Redenção, localizada entre os municípios de Planaltino e Irajuba.

A área da Fazenda Redenção pertence a Companhia de Ferro Ligas da Bahia (Ferbasa), e de acordo com o MST, a empresa estaria falida e teria abandonado as terras que seriam destinadas a monocultura do eucalipto, informação negada pela companhia. O Movimento Sem Terra informou que fez 7 inasões de terras no estado.

“As famílias são de trabalhadoras e trabalhadores que viviam nas periferias e estão passando dificuldades. Os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia”, disse, em nota.

Empresa nega que fazenda esteja improdutiva;

Por meio de nota oficial, a Ferbasa nega que esteja falida, como informou o MST, e afirma que a fazenda invadida está em pleno desenvolvimento na região. O local, segundo o comunicado oficial, beneficia a comunidade por meio de cessão em comodato para uma associação de produtores de leite.

Em seu site oficial, a Ferbasa se apresenta como empresa que desenvolve “atividades nas áreas de mineração, metalurgia, recursos florestais e energia renovável”. Em sua conta na rede social LinkedIn, a empresa possui mais de 43 mil seguidores. Há três semanas postou, inclusive, vagas de trabalho.

Conforme a Ferbasa, o imóvel na terra invadida é usado para pastagem e manejo bovino, “refletindo a atuação ‘consciente’ da empresa em prol do desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno das regiões onde mantém suas atividades”.

POSTS RELACIONADOS

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais Votado
Feedbacks Inline
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress
0
Adoraria seus pensamentos, por favor, comente.x