Após 24 horas de velório público na Vila Belmiro, o corpo de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, foi sepultado no Memorial Necrópole Ecumênica, em Santos.
A cerimônia de despedida contou com a presença de mais de 230 mil fãs de todas as partes do país, conforme números divulgados pela assessoria de imprensa do Santos. Autoridades nacionais e internacionais, além de ex e atuais jogadores, também estiveram presentes.
O fluxo de fãs para prestarem uma última homenagem ao Rei do Futebol foi intenso na manhã desta terça-feira (03/01). Centenas de coroas de flores foram dispostas nas arquibancadas do estádio. Entre personagens importantes que enviaram a homenagem ao ídolo do futebol brasileiro estão o atacante Neymar, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno e o narrador Galvão Bueno.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao velório às 9 horas, acompanhado pela primeira-dama, Janja Silva, e pelo Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB).
Na segunda-feira (02/01), os fãs de Pelé chegaram a enfrentar fila de dois quilômetros, com espera de aproximadamente duas horas, além do calor de mais de 30ºC. O caixão com o corpo do Rei Pelé saiu da Vila às 10h15 e foi colocado em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros às 10h19. Na sequência, foi realizado um cortejo pelas ruas de Santos, que passou pelo Canal 6, onde mora dona Celeste, mãe de Pelé, e seguiu até o Memorial Necrópole Ecumênica, por volta das 14h30, para o sepultamento reservado aos familiares.
O Rei do Futebol morreu na última quinta-feira (29/12), aos 82 anos, em decorrência de falência múltipla de órgãos, resultado da progressão do seu câncer no cólon.