As chuvas intensas no Sul do Piauí têm causado transtornos aos moradores da região. No município de Santa Filomena, a 809 km de Teresina, os temporais danificaram estradas e tornaram mais difícil o acesso a diversas localidades rurais.
As estradas vicinais que ligam a zona urbana do município aos povoados Aldeinha, Várzea Grande e Serra da Fortaleza ficaram alagadas e, neste momento, estão sendo construídos desvios para evitar que essas comunidades fiquem isoladas.
Os estragos também foram registrados na BR-235, especialmente em um trecho de 40 quilômetros que liga Santa Filomena à comunidade Matas. A rodovia já está apresentando muitos buracos, o que dificulta a passagem de veículos.
O prefeito de Santa Filomena, Carlos Braga (Progressistas), informou que as chuvas causaram problemas também na zona urbana e pelo menos cinco famílias já foram atingidas pelos alagamentos.
“Na zona urbana, vemos a destruição de alguns imóveis. Já temos cinco famílias, quatro desabrigadas e uma desalojada. Estamos aqui, inclusive, organizando uma comissão para tentar construir esses imóveis para que essas famílias não tenham que ir para prédios públicos do nosso município”, relatou.
O gestor afirmou que o período chuvoso iniciou mais cedo na região, ainda em outubro do ano passado. “Agora, o Rio Parnaíba tem sinalizado que saiu do seu leito natural e começou a avançar em suas planícies ribeirinhas, de forma que já começou a avançar e a destruir algumas construções vizinhas ao rio”, contou o prefeito.