O ciclista Luiz Eduardo Ramos de Araújo, de 21 anos, deixou a UTI neste sábado (7), mas segue internado em um hospital particular de Teresina. O jovem está internado desde terça-feira (3), quando foi atropelado por um motorista embriagado na BR-343, entre as cidades de Altos e Teresina.
Luiz Eduardo passou por uma cirurgia na perna esquerda, que foi fraturada no atropelamento. Segundo José Luíz, amigo de Eduardo, o jovem ainda passará por exames para determinar se será necessário um novo procedimento.
José Luíz informou que, até o momento, o ciclista não precisará mais receber transfusão de sangue. Durante a semana, familiares e amigos chegaram a organizar uma campanha de doação de sangue para o rapaz.
Na quinta-feira (5), um grupo de ciclistas se reuniu no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), para doar sangue ao ciclista.
Os ciclistas Venâncio Cardoso, Caio Almeida e Ronaldo Carvalho, membros da Associação Piauiense de Ciclismo e Cicloturismo (APC) relataram que viram a campanha nas redes sociais e, apesar de não conhecerem o rapaz, se sensibilizaram com a situação.
“Nós soubemos do que aconteceu e viemos em solidariedade. Não conhecemos ele, mas ele é um de nós. Estamos sempre sujeitos a acidentes como esse”, comentou Venâncio Cardoso.
Ciclistas realizaram um protesto para cobrar mais infraestrutura e segurança no trânsito para quem usa bicicleta em Teresina. O ato teve concentração na Ponte Estaiada, na Zona Leste da capital.
De lá, os manifestantes seguiram até o hospital onde Luiz Eduardo está internado. Durante a manifestação, os ciclistas reivindicaram mais ciclovias e mais respeito no trânsito.